top of page

Extensão Além da Universidade: Ecomoda UDESC Promove Recomeços no Presídio Feminino de Florianópolis

por Ingrid Broto de Castro

Todas as terças e sextas-feiras, um grupo de mulheres do presídio feminino de Florianópolis se reúne para participar das aulas de costura e técnicas manuais oferecidas pelo projeto Moda Livre do Programa de extensão permanente Ecomoda UDESC. O projeto, que já havia sido realizado em 2013, 2014 e 2017, retornou ao presídio em 2023 com o objetivo de capacitar essas mulheres e incentivar o empreendedorismo social.

​

Durante as aulas, são ensinadas técnicas manuais como bordado, crochê, fuxico e patchwork, aplicadas em superfícies têxteis, além da costura manual e a máquina. Esses conhecimentos não apenas proporcionam uma nova perspectiva profissional para as detentas, mas também funcionam como ferramentas de reabilitação, oferecendo a elas uma forma de expressão, autonomia e ressignificação de suas vivências durante o período de cárcere.

​

As professoras Aparecida Maria Batistti (Cida) e Luiza Souza se alternam quinzenalmente nas aulas, cada uma responsável por desenvolver conhecimentos específicos com as alunas. Cida conduz as aulas de bordado e costura, enquanto Luiza trabalha com técnicas crochê, patchwork, fuxico e de upcycling. Juntas, essas técnicas se complementam, resultando em peças que são restauradas, customizadas ou transformadas e depois são doadas para a Amucc e a Serte, além de outras entidades,  promovendo um ciclo contínuo de aprendizado, produção, solidariedade e sustentabilidade.

​

Entre as metodologias aplicadas no grupo, destaca-se a Arteterapia, que promove o processo terapêutico por meio de técnicas manuais. As participantes têm a oportunidade de lidar com momentos difíceis, como a depressão e o luto, enquanto expressam suas emoções e afloram sua criatividade por meio da arte e da moda sustentável.

​

Um dos projetos de destaque do grupo no segundo semestre de 2024 foi a coleção em jeans de jaquetas e saias bordadas. Utilizando a técnica de upcycling, calças jeans são remodeladas e transformadas em jaquetas, que, após o processo de confecção, recebem bordados, agregando ainda mais valor às peças. Este projeto, em particular, foi realizado  pelo programa Ecomoda Udesc para a AMUCC (Associação dos Amigos Contra o Câncer). As jaquetas foram desfiladas no 4º Floripa Eco Fashion e, posteriormente, vendidas para gerar renda e ajudar pacientes em tratamento de câncer. Paralelamente, também são produzidos itens como ecobags bordadas com mandalas, nécessaires e peças em crochê.

​

Por meio de iniciativas como o programa de extensão universitária Ecomoda UDESC, mulheres em situação de cárcere encontram a oportunidade de reescrever suas histórias, promovendo o empreendedorismo social e facilitando a reintegração dessas pessoas na sociedade.
 

bottom of page